Como você percebe o mercado de trabalho nos dias de hoje, para o profissional da sua área de atuação?

22/08/2011 21:14

 

 

RESPOSTA Publicado pelo aluno – Antoniio Carlos Junqueira Ti_ Unimes_Polo Butantã SP/SP

Percebo um mercado aflito pelo profissional. Sem euforia abordemos alguns aspectos pertinentes.

- Lembro-me que há alguns anos prestei concurso para ingressar no colegial técnico e iria fazer um certo curso ligado à Construção Civil e Arquitetura. Tive, no entanto, que mudar minha opção por interferência do setor de pessoal, da então empresa. Porque a carreira, por eles proposta, tinha mais peculiaridades com a empresa.

Pois bem, onde está o curso de EDIFICAÇÕES”, cito, na preferência do público estudantil, e das próprias empresas que procuram o perfil desse profissional em áreas mais atuais, reunindo suas qualificações em outro curso. Isto é, em cursos mais atuais.

 - Claro que há uma defasagem tecnológica entre os profissionais que são formados e a tecnologia que é aplicada no mercado. Então, precisa haver aquela coisa de “TV” Sintonia Fina  entre universidades; centros formadores de mão de obra e as necessidades das empresas.

Bom, hoje temos grande chance de que os profissionais da T.I. S.T.I. TIC emplaquem. Porque os processos estão mais afinados, na minha opnião ambos lados sabem o que querem e estão dentro do processo, com mais clareza.

Vejam algumas publicações e suas fontes:As empresas de tecnologia têm a perspectiva de contratar 34 mil profissionais de tecnologia em 2011. (Portal Exame – 11/04/2011) > 70,2% dessas contratações ocorrerão na região sudeste, 18,5% no centro-oeste, 8,98% na região sul, 2,18% no nordeste e 0,12% na região norte do país (INFO – 08/04/2011)

·         O chamado “apagão de profissionais de TI” envolve os seguintes cargos: analistas/projetistas, desenvolvedores/programadores/implementadores, coordenadores/gerentes/diretores, consultores e estagiários (Portal Exame – 11/04/2011)

·         Há um problema de defasagem entre a formação dos profissionais e a tecnologia que se exige no mercado (Jornal da Globo – 28/10/2010)

·         A má formação e a ausência de vocação estão na base da escassez de mão de obra. (Veja – 13/05/2011)

Para mim. O alvorecer de qualquer profissão ou de qualquer coisa é desafiador. Hoje não espero pelo amanhã, mas, hoje prossigo em sua direção.

FONTE: REVISTA VEJA; EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL; GOOGLE; CONTATO PROFISSIONAIS

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode