Notícia aos visitantes

15/08/2011 18:54

 

COMUNICAÇÃO POR ANTONIO CARLOS JUNQUEIRA

Nós devemos compartilhar, a comunicação, pela simples razão:

_Para que os outros (no universo de amizades; trabalho e situações cotidianas) nos conheça e nos defina. Talvez essa noção seja melhor formulada como, “EU SOU O QUE COMPARTILHO", isto é: a mostra do eu verdadeiro e de fato.

Bem,  esta busca pela comunicação gera em nós motivações e anseios como:

-Querer saber mais, afim de expor com mais clareza ao círculo de amigos.

-Ver com é a definição que nos dão. Ex.: Muitas vêzes buscamos nas redes sociais o nosso espelho; relacionamos com os "comuns" e queremos saber se, mesmo assim, diferimos muito daqueles que consideramos pares.

-Expor o mesmo gosto ou obter a sensação do outro em relação ao que gostamos, apartir daí fortalecemos, o que consideramos, ou mudamos.

Exs.: Uma vêz tomei uma bebida a base de coco e baboza, que dizia ser estimulante e rejuvenecedora da flora intestinal. Bom, o fabricante comunicou-me isto (através do rótulo e do vendedor), logo, em seguida estava eu falando à outras pessoas que fizessem uso daquele produto, para que depois eu afirmasse minha posição em continuar ou desistisse, de fazer uso do mesmo.

Concluo dizendo que para mim, "o compartilhar a Comunicação" é o ato de construir estratégias afim de se fazer conhecido; estabelecer vínculos; disseminar idéias e valores; obter feedback até mesmo para saber o que o outro pensa anseia e, então, poder melhorar sua forma de fazer. 

Bem, acerca da importância dela comunicação hoje, penso sob dois aspectos:

1-Uma poderosa ferramenta capitalista. Cito "TEMPOS MODERNOS DE CHARLIE CHAPLIN" que em 1946 tinha como fundo um imenso relógio, pois, o tempo e cada vêz menos tempo, na comunicação, significa ser competitivo. Ganhar o processo do seu equivalente, acho que aí a comunicação é impessoal.

2- Uma notável "forma" do ser humano. Veja os gestou e gritos de uma torcida para outra num estádio. Ela está se apresentando pelo seu modo de ser; gosto; vontades; peculiaridades.

Depois veja o grito de um continente que tem guerras; pestes; fome; destruição...

O que quero refletir é que nos dois casos, deste aspecto, a comunicação é importante ou para afirmar e estabelecer ou para se humilhar e ter.

Portanto, a comunicação faz pontes, ela é rápida em sua ação para se obter e na maioria das vezes com a necessidade de se OBTER.

FONTES- Esta análise teve subsídios nas seguintes fontes: texto e aulas aqui disposto; revista veja; Bíblia; arquivo de video-locadora; Feedback de e-mail enviadosà colegas.

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode