Análise de sua carreira

23/08/2011 19:40

 

Analisar os pontos fortes e fracos faz parte do planejamento das organizações. Porém, essa atividade também pode ser aplicada a sua vida profissional.

Em função disso, faça uma análise da sua carreira profissional utilizando a referida metodologia e demonstre as suas potencialidades e os pontos que você precisa melhorar.

Tenho certeza que essa atividade irá contribuir para o melhor entendimento do conceito em questão, bem como esclarecer o que você deve fazer para melhorar a sua empregabilidade.

Veja o critério de avaliação descrito abaixo e aguardo a sua participação.

Prof. Elias Haddad 

RESPOSTA

Publicado pelo aluno – Antoniio Carlos Junqueira Ti_ Unimes_Pólo Butantã SP/SP

Professor Elias e demais colegas creio ser a questão muito complexa, mais do que parece ser. Falar de si mesmo e não incorrer em vaidades e defesas!, exatamente por isto, esta análise é um instrumento empresarial.

Onde trabalho, IPEN- Instituto de pesquisas Energéticas e Nucleares, por ser em sua grande maioria formada de centros independentes, possui vários aspectos distintos. O que possibilita estando desempenhando uma função específica, participar em várias outras e contribuir para o sucesso de outros colegas, bem como do seu próprio.

Minha visão é de que minha “carreira” como o próprio nome sugere vem desde o início. O que quero salientar é que, ainda hoje, lanço mão de experiências vividas por mim, lá no começo de minha carreira profissional, no meu caso, com 11 anos de idade.

A avaliação a qual me submeto é a AVALIAÇÃO INDIVIDUAL E GRUPO. Nela se estabelece: trabalhos propositivos; métodos; e propõe metas a alcançar através de cursos.

Tudo isso afim de dar suporte para um crescimento individual e do grupo de trabalho. Isto para mim é empregabilidade nos moldes atuais. Isto é, visando melhoria na capacidade de cada participante, daquele trabalho em comum, em contribuir com suas especialidades;visão; “caráter profissional”

Hoje estou em meio público (15 anos) mas estive num passado próximo na iniciativa privada por 16 anos. Confesso que luto para não lançar mão de maus hábitos adquiridos, através dos dois lados.

Bom, me permita ressumir alguns poucos pontos, fracos ou fortes creio depender muito da situação e momento, ex.:

Num Brainstorming que é uma técnica de trabalho em grupo onde a intenção é produzir o máximo de soluções possíveis para um determinado problema. Serve para estimular a imaginação e fazer surgir idéias. Os membros de um grupo são convidados a opinar sobre um problema ou tema. A ênfase do processo está na geração de um grande número de idéias (fluência) e as críticas ao longo do processo são proibidas. Vou precisar de alguém que não tenha medo; falante; com idéias; expositor.

Estas características pode não ser boa no dia-a-dia de uma empresa, porém, neste caso são necessárias.

Esta é uma de minhas características, outras são:

- Fluência: habilidade de gerar idéias em grande volume

- Flexibilidade: habilidade de transformar conceitos profissionais em novas formas ou mudar de velhos conceitos para novos.

-Inabilidade em ter idéias fora do comum

- Percepção que é a habilidade de imaginar e perceber conexões e relações não óbvias. Acho isto horrível.

-Motivação e por vezes falta dela

Resumindo espero ter contribuído para este estudo, de forma positiva. Sei, apenas, de uma coisa, ou penso saber!:

- Que não os métodos, e sim, pessoas com seus pontos fortes e fracos é que fazem eu ser melhor a cada dia. Sabe, a necessidade de me ver melhorar e ver isto no outro, é o que me empurra.

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode