Ciclo de Vida de um Serviço

26/03/2013 09:12

 

Ciclo de Vida de Serviço – Visão Geral
A abordagem de Serviço da ITIL é realizada tendo como fundamento o Ciclo de Vida de um Serviço. O Conceito de Ciclo de Vida de um serviço é uma conceituação do ponto de vista do Gerenciamento.
Com este conceito podemos:
i) Organizar conceitualmente a forma como o Gerenciamento de Serviço está estruturado;
ii) Organizar como os diversos componentes do ciclo de vida de um serviço se relacionam uns com os outros;
iii) Avaliar o efeito e impacto que alterações nos componentes provocarão em outros componentes bem como no ciclo como um todo. Destaque: o ciclo de vida de serviço e a interligação entre os diversos componentes do gerenciamento de serviço constituem o foco da ITIL.
Divide-se o ciclo de vida de serviço em 5 etapas:
i) Estratégia de Serviço;
ii) Desenho de serviço;
iii) Transição de Serviço;
iv) Operação de Serviço;
v) Melhoria Contínua de Serviço.
Nas próximas seções detalharemos cada uma destas etapas. Cada uma destas fases está associada ao domínio de um dos livros da ITIL.
A ITIL constitui-se de 5 livros básicos. Cada livro para cada fase do ciclo de vida. Em cada uma destas fases encontramos: funções, processos e atividades diversas.

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode