Papel da Imprensa e Dever

19/08/2011 14:44

 

Leia com atenção a afirmação de Nemércio Nogueira, que está no livro ‘Media Training, melhorando as relações da empresa com os jornalistas’:

“Vivemos um momento em que a nossa mídia está permanentemente em busca da lingüiça por baixo do arroz: alguma falcatrua que possa ser denunciada, alguma mutreta que possa ser revelada, alguma declaração que conteste a do entrevistado e gere polêmica – tudo o que possa, a um tempo, saciar a sede de crítica do jornalista e vender mais jornais e revistas, ou ainda aumentar a audiência de um programa. Não é raro ouvir e ler jornalistas que se queixam de que ‘não há notícias’ quando não conseguem encontrar algo para denunciar.”

A partir dessa afirmação, registre a sua opinião sobre o papel da imprensa e como a EMPRESA deve se portar diante dessa situação.

LEIA MEU COMENTÁRIO E DISCORRA ACERCA. MANDE-ME UM E-MAIL COM SEU COMENTÁRIO. GRATO...,

MEU COMENTÁRIO:  

Publicado pelo aluno – Antoniio Carlos Junqueira Ti_ Unimes_Polo Butantã SP/SP (visitem página web acjunqueira.webnode.com.br – guia mensagem veja esta publicação)

Para discorrer a respeito do PAPEL DA IMPRENSA, segundo minha ótica, quero chamar a atenção para a

Liberdade de Imprensa.

“É conveniente contar-lhes que quando uma galinha, e não uma galinha qualquer, mas que sabia ler, leu o conto da ” Galinha dos Ovos de Ouro” . Ela ficou chocadíssima!, a ponto de querer conhecer o homem que matou aquela rara e valiosa galinha, por ganância. Pois, queria mudar o final daquela história...,”

O que a Galinha que sabia ler não entendera é que “ter a galinha dos ovos de ouro” é ter uma coisa muito boa e não perceber seu valor.

Interesse Público

Muito se fala do interesse público como algo imprescindível, “acima de qualquer coisa o interesse público”. Será que não é uma necessidade do veículo, em questão, vencer a concorrência, ser mais competitivo, sair na frente, apresentar o novo; diferente; anormal?

 

Tecnologia Moderna e Auto-Censura

Vamos tomar como exemplo o caso Rupert Murdoch. A mídia que desencadeou a atual crise de identidade da imprensa, na Inglaterra foi exatamente o jornal “News of the Word, controlado por ele. Bem, ou seu tablóide se utilizou de vários meios para obtenção da notícia/manchete, ao longo dos anos. Bom aí segue-se um processo na justiça que penso demandar, ainda, muitas perguntas e respostas por se dar.

Resumindo, o que quero enfatizar, com o conto da “galinha que sabia ler” e a realidade do escândalo da imprensa Inglesa é que:

O papel da IMPRENSA deve ser exatamente o contrário do que fez a personagem central do conto em  QUERER MUDAR A HISTÓRIA, não entendendo que a LIBERDADE DE IMPRENSA é algo muito bom que se tem em mãos e atentar para o fato de que “SER UMA GALINHA QUE PODE FALAR” é imensamente relevante. Não necessitando ir além da correção e da coesão.

E, como no caso, em destaque na Inglaterra, acho que a EMPRESA deve não somente “amputar” um membro, como fez Rupert Murdoch ao sacrificar seu jornal fechando suas portas. Mas, sem nenhuma censura externa se AUTO-CENSURAR a cada dia.  

FONTE: FUNDAÇÃO EDUCAR(A GALINHA QUE SABIA LER) ; JORNAL ESCRITO E FALADO.

 

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode